Mineradora financia electrificação de Chitima - esclarecimento

Mineradora financia electrificação de Chitima - esclarecimento

No dia 21 de Janeiro do presente ano, o jornal notícias publicou na sua página 4 uma notícia com o título: "Mineradora financia electrificação de Chitima". No corpo da referida notícia, veicula-se de forma erónea uma informação segundo a qual :"…/a jindal/ procedeu, em 2014, à entrega da totalidade da sua comparticipação financeira para custear as obras da abertura de um canal da albufeira de Cahora-Bassa para levar água à vila de Chitima. Os valores foram entregues à HCB". Mais adiante, citando uma fonte não indicada da Mineradora refere que: "A Jindal já fez/ chegar ao Conselho de Administração da HCB o valor da comparticipação no programa em 2014 e agora estamos apenas à espera do arranque dos trabalhos do desvio das águas da albufeira para abastecer Chitima".

Usando do direito a resposta, plasmado na Lei 18/91 de 10 de agosto, a HCB tem a esclarecer o seguinte:

A Jindal desembolsou 300.000,00 dolares americanos, o correspondente a cerca de 5% de um total de cerca de 4.500.000 Euros que deverá desembolsar no final do projecto. Portanto, não está correcto a afirmação de que a Jindal já desembolsou a totalidade da sua comparticipação financeira no projecto.

Mais se informa que a HCB reafirma o seu compromisso em levar água à Chitima. Neste momento, os técnicos estão a finalizar aspectos burocráticos, com vista ao lançamento do concurso público para a selecção do empreiteiro.

Powered by eZ Publish™ CMS Open Source Web Content Management. Copyright © 1999-2010 eZ Systems AS (except where otherwise noted). All rights reserved.