Skip to content

Presidente da República de Moçambique visita Hidroeléctrica de Cahora Bassa

O Presidente da República de Moçambique, Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, visitou a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, na manhã de hoje, dia 21 de Março de 2019, com o intuito de se inteirar sobre a situação geral da empresa e em particular sobre os desafios da gestão hidrológica face a época chuvosa corrente e a situação das linhas de transporte de energia afectadas pelo ciclone tropical IDAI.

Durante a visita, o Conselho de Administração prestou informação sobre os danos que o ciclone IDAI causou nas linhas e sobre os trabalhos para a sua reposição e consequente reatamento do fornecimento de energia a África do Sul. Foi prestada a informação do restabelecimento do fornecimento de energia (960MW), através da linha HVDC à ESKOM, África do Sul, através da linha HVDC 1, desde a noite de 20/21 de Março. Na mesma ocasião o Conselho de Administração fez a apresentação do quadro hidrológico na bacia do Zambeze e dos cenários para a gestão da albufeira da HCB visando a produção energética, o controlo e segurança da barragem assim como assegurar as condições ambientais e socioeconómicas adequadas à jusante, particularmente no baixo Zambeze.

Sobre os dois tópicos apresentados, o Presidente da República de Moçambique, Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, demonstrou-se satisfeito com a informação obtida tendo recomendado a tomada de medidas necessárias para o aumento do caudal efluente da Albufeira de Cahora Bassa fosse precedida de informação às populações ribeirinhas, todavia sem comprometer os objectivos de segurança e de produção hidro-energética. Recomendou ainda que a HCB estivesse atenta aos eventos meteorológicos extremos e ocasionais e outras decorrentes da gestão das barragens a montante que tem impacto na gestão de Cahora Bassa.

Share This On :