Skip to content

A HCB está na lista dos maiores contribuintes da receita fiscal do Estado e também integra o grupo das empresas maiores exportadoras de Moçambique. Até que ponto estes factos representam uma responsabilidade para a HCB num contexto particularmente difícil?

A HCB é uma empresa regida pelo direito privado daí que cumpre integralmente com as suas responsabilidades para com o Estado, desde o pagamento de todos os impostos, nomeadamente o IRPC, o IVA e a taxa de concessão. Canaliza regularmente o IRPS, paga dividendos, para além de contribuir para a captação de divisas para o país enquanto um dos maiores exportadores de Moçambique, como bem disse.

A pandemia da COVID-19 trouxe desafios à operação da HCB, principalmente nos aspectos referentes à implementação
dos projectos de modernização e programas de manutenção programada, dadas as limitações na circulação de pessoas impostas pela pandemia. Todavia, a pandemia não mudou a nossa responsabilidade e compromisso com o fisco, por isso, continuamos a canalizar os impostos de forma tempestiva.

É assim que o montante de imposto apurado para a HCB, no exercício económico de 2020, de acordo com o regulamento em vigor ao nível nacional, foi de 5.960,0 milhões de Meticais, correspondente a uma taxa efectiva de imposto de 37%, representando um aumento na ordem dos 40% quando comparado ao de 2019 (4.256,7 milhões de Meticais), em consequência do aumento das vendas em Meticais, em 8% e dos Resultados Financeiros que tiveram um aumento substancial, ascendendo a 782,2% comparativamente aos verificados em 2019.

Temos de continuar a liderar pelo exemplo e darmos um sinal positivo ao mercado para que todas as empresas possam continuar a honrar os seus compromissos.

Share This On :