Skip to content

Qual tem sido a contribuição da empresa para a economia nacional? Pode igualmente dar-nos uma rápida resenha sobre quais as acções que têm implementado nas comunidades?

A HCB tem contribuído para a economia nacional, em primeiro lugar, com a sua principal actividade. Diga-se de passagem que só pelo facto de produzirmos energia e colocarmos à disposição do país, isso por si já garante o funcionamento e o desenvolvimento da economia nacional. Todavia, em termos de números podemos contabilizar os impostos para o Estado moçambicano, em 2020, IRPC Sobre Rendimentos: 1.198,9 milhões de Meticais, IRPC Por Conta: 3.592,8 milhões de Meticais, IRPC/IRPS Retenção na fonte sobre terceiros: 142,3 milhões de Meticais, IRPS Trabalho dependente – 662,7 milhões de Meticais em 2020, dividendos para o Estado: 1.495,3 milhões de Meticais em 2020, Taxa de concessão: cerca 611, 6 milhões de rands. Temos a certeza que estes montantes são bem utilizados pelo Estado para construir hospitais, escolas, estradas e outras infraestruturas sociais.

Em termos de responsabilidade social corporativa, podemos destacar a construção do Centro de Saúde; e os apoios às
unidades sanitárias no Songo e Tete, para fazer face as condições dos hospitais e bem assim, ao combate ao COVID-19.Neste momento, estamos a proceder a construção da Escola Primária de Canchenga, na Vila do Songo, em Tete.

Estendemos o nosso apoio a cultura e ao desporto, e aqui queremos destacar, neste ano, o nosso apoio aos atletas que participaram nos jogos olímpicos de Tóquio 2020. No que tange a emergências, procedemos a entrega de um cheque no valor de 5 milhões de Meticais que se juntam a outros apoios e esforços da sociedade na tentativa de minimizar o sofrimento das populações de Cabo Delgado.

Share This On :