Skip to content

23 de Junho, Dia da HCB

Em 1956 os primeiros exploradores chegam aos rápidos de Cahora Bassa onde foram identificadas as potencialidades para a produção de energia eléctrica. Seguiu-se de imediato a constituição da missão de repovoamento do Vale do Zambeze.

A 4 de Setembro de 1969 segue-se a adjudicação ao Consórcio ZAMCO (Zambeze Consórcio Hidroeléctrico, Lda.) de execução do empreendimento de Cahora Bassa, o qual envolve a construção da barragem, a instalação do sistema de produção de energia e o seu transporte.

É assim que a 23 de Junho de 1975, foi criada a Hidroeléctrica de Cahora Bassa a partir de um protocolo assinado entre o Estado Português e a Frente de Libertação de Moçambique. No entanto, só a 22 de Junho de 1979, iniciou da exploração comercial do terceiro escalão e final da primeira fase do empreendimento e registou transmissão de 1920 MW com cinco grupos geradores e oito grupos conversores.

Neste 23 de Junho de 2021, a HCB completa 46 anos de existência, e desde a reversão cumpre um novo mandato, o de ser o Orgulho de Moçambique.

Share This On :