Skip to content

Potencial energético de Moçambique interessa o Gana

O que está em perspectiva é que o sector empresarial dos dois países passe a desenvolver negócios na área energética, o que poderá passar pela exploração de capacidades e oportunidades existentes no mercado do Gana para investirem em Moçambique.

Precisamente nessa perspectiva, o Presidente da República, Filipe Nyusi, levou, na manhã de sábado, 02 de Setembro, o Chefe do Estado do Gana, Nana Akufo Addo, a visitar, na Feira Internacional de Maputo (FACIM), o pavilhão do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), onde estava exposto o essencial do potencial energético de Moçambique.

Durante a visita guiada, o Ministro do sector, Carlos Zacarias, explicou e mostrou detalhadamente as empresas envolvidas em virias iniciativas, desde a produção, distribuição até à comercialização de energia no país.

Trata-se da Electricidade de Moçambique (EDM), Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Mphanda Nkuwa, entre outras entidades cujos stands os dois estadistas e respectivas esposas percorreram, ao mesmo tempo que iam recebendo explicações sobre o negócio.

À margem da visita, o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, disse ao “Notícias” que a intenção dos dois países é apostar i na troca de experiências, permitindo que as empresas e homens de negócios nacionais possam “beber” do Gana o conhecimento sobre como fazer negócio neste sector, com resultados sustentáveis.

O governante assegurou ainda que o Executivo sempre trabalhou no estabelecimento de melhores políticas de negócios, sendo que um dos problemas que se coloca é a fraca capacidade de fazer negócios. In www.oeconomico.com, 04 Sep 2023.

Share This On :