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SUSTENTABILIDADE

PROPICIANDO O DESENVOLVIMENTO
SOCIOECONÓMICO


O desempenho da Hidroeléctrica de Cahora Bassa em termos de sustentabilidade compreende, para além da responsabilidade social corporativa, as componentes de desenvolvimento institucional, recursos humanos, segurança e saúde ocupacional, gestão ambiental e recursos hídricos.

A HCB tem um Sistema de Gestão Integrado implementado de acordo com a norma NM ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018 que é aplicado a todos os níveis da organização, prestadores de serviços e abrange todos serviços prestados pela HCB e em todas as instalações (Vila de Songo, Matambo, Cidade de Chimoio, Cidade de Maputo) e cobre o seguinte âmbito: segurança hidráulica, operacional e ambiental de barragem; produção de energia eléctrica; operação e gestão das subestações; transmissão e comercialização de energia em alta tensão; gestão e manutenção de veículos e equipamentos; gestão e manutenção de infraestruturas de suporte; tratamento e fornecimento de água à vila do Songo; tratamento de efluentes domésticos e industriais; gestão de resíduos perigosos e não perigosos e laboratório de análises.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A sustentabilidade Ambiental do empreendimento Cahora Bassa compreende um conjunto de estratégias de gestão ambiental, assentes em dois pilares: o Sistema de Gestão Ambiental e a Monitorização Ambiental da Albufeira:

CONFORMIDADE

Cumprir com as exigências legais e regulamentos ambientais aplicáveis.

EDUCAÇÃO

Educação ambiental e formação para todos os colaboradores e prestadores de serviços

INICIATIVAS

Iniciativas de Sustentabilidade Ambiental da operação da empresa

REPORTE

Relatórios precisos e abrangentes sobre todas as atividades e dados ambientais

RISCOS

Avaliações proactivas de riscos e planos de mitigação viáveis e prioritários

POLÍTICA AMBIENTAL

Hidroeléctrica de Cahora Bassa, SA, ciente da sua responsabilidade social e ambiental e, da sua missão de explorar com excelência o empreendimento de Cahora Bassa e contribuir para a expansão do aproveitamento do potencial energético do País, assume o compromisso da protecção do ambiente e da gestão sustentável, em toda a esfera das suas actividades, serviços e produtos. Esse objectivo é alcançado através de práticas correctas de gestão ambiental.

Veja ou faça o download da Politica de Meio Ambiente


GESTÃO AMBIENTAL

A Empresa manteve no ano em análise a sua postura de responsabilidade social e ambiental, no contínuo propósito de participar no desenvolvimento do país, através de acções visando contribuir para a gestão sustentável do meio ambiente em que se inserem todos os domínios da sua actividade.

A gestão ambiental da Empresa manteve-se assente na Política de Gestão Ambiental, aprovada em 2019, que preconiza os seguintes princípios:

  • Cumprir com as exigências legais e as boas práticas internacionais de gestão ambiental aplicáveis;
  • Prevenir a poluição do meio ambiente dentro de todas as operações da Empresa;
  • Promover a protecção da biodiversidade e dos ecossistemas; 
  • Adoptar medidas de resiliência e adaptação às mudanças climáticas;
  • Promover a educação e sensibilização dos colaboradores, relativamente à protecção ambiental e racionalização de recursos, com vista ao desenvolvimento sustentável;
  • Melhorar o desempenho ambiental da Empresa, através de revisão periódica dos objectivos e metas ambientais a alcançar, tendo em conta o contexto no qual a Empresa está inserida;
  • Empenhar-se no melhoramento contínuo do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) tendo em conta a mitigação dos impactos ambientais adversos da Empresa, maximizando os benefícios ambientais e, considerando a perspectiva do ciclo de vida em todos os processos;

ALGUMAS ACÇÕES DA GESTÃO AMBIENTAL :

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MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA DA ALBUFEIRA

Colheita das amostras e de análise da água in situ na periferia da barragem, zona turística de Caliote, nas proximidades da zona de confluência entre os rios Zambeze e Luia e em toda a extensão da albufeira.

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MEDIÇÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA ALBUFEIRA

A taxa de emissão de Gases de Efeito de Estufa (GEE) em albufeiras pode variar em função de vários factores tais como: localização, hidrologia, configuração da albufeira, o modo de operação, entre outros.

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GESTÃO DE RESÍDUOS NA HCB

Em resultado das actividades da Empresa, são produzidos resíduos de diversos tipos, perigosos e não perigosos, os quais são classificados e separados segundo o procedimento interno de gestão de resíduos.

SAÚDE E SEGURANÇA

A HCB foca-se na melhoria contínua através da identificação de perigos, avaliação permanente e mitigação de riscos, de acordo com as melhores práticas e regulamentos internacionais. A organização procura impulsionar uma cultura positiva de saúde e segurança no seio dos seus colaboradores, contratadas e visitantes, caracterizados pela prevenção e autoproteção em todas etapas em que esteja envolvida.

Saúde e Segurança

Veja ou faça o download da política de segurança

Veja ou faça o download da política de qualidade

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA


RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

A HCB considera Responsabilidade Social todos compromissos que a empresa estabelece com as comunidades que são, directa ou indirectamente, afectadas pelas externalidades (positivas ou negativas) das actividades por ela desenvolvida. Por exemplo: externalidades sociais, externalidades económicas, externalidades ambientais, etc. No caso específico, as externalidades mais notórias são:

  • Proibição de construções em zonas de protecção e/ou concessionadas à empresa;
  • Proibição de práticas agrícolas nas encostas e zonas de protecção;
  • Emissão de ruídos, poluição luminosa, encarecimento dos produtos básicos disponíveis no mercado local, proliferação de doenças, interferência nos hábitos culturais e/em outros modus vivendis, etc;

Além dos compromissos com as comunidades assentadas nas áreas onde a empresa está implantada, o cumprimento das suas obrigações fiscais com o estado constitui parte importante do compromisso de responsabilidade social.


PATROCÍNIOS

Para HCB, constituem patrocínios todas as doações monetárias, em bens ou serviços para a prossecução de objectivos sociais com contrapartida para a empresa. Geralmente as contrapartidas são referentes a divulgação da imagem da própria empresa (publicidade).


APOIO HUMANITÁRIO


A HCB adopta o conceito de apoio humanitário plasmado no Boletim da República, I série, Número 23, 10 de Junho de 1999, pág. 14., segundo o qual “é toda assistência de emergência que visa responder a um sinistro de grandes proporções, provocadas por um fenómeno natural ou causado pelo homem cujo impacto afecta o funcionamento normal de uma comunidade ou sociedade, resultando geralmente em danos humanos e materiais e na ruptura de infra-estruturas sócio – económicas e de serviços essenciais, numa escala que ultrapassa a capacidade de resposta local.” Como por exemplo: cheias, incêndios, acidentes, terramotos, tsunamis, ciclones, etc.

A HCB TEM 6 PILARES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

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health
water
culture
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emergency

EDUCAÇÃO

Melhorar a qualidade das infraestruturas educativas; criando ambientes propícios para o crescimento e aprendizagem eficazes do aluno.

Província de Tete (distrito de Doa) – Escola Primária de Doa
Construção de uma escola primária: salas de aula, bloco administrativo, residência para professores, mini-sistema de abastecimento de água, sistema fotovoltaico para fornecer electricidade, fornecimento de equipamentos e mobília.

Província de Tete (distrito de Cahora Bassa) - Escola Secundária do Songo
Renovação de: 12 salas de aula, ginásio, bloco administrativo, cantina, vedação periférica, sanitários e locais de recreio.

SAÚDE

Melhorar o acesso público aos serviços básicos de saúde.

Província de Tete (distrito de Cahora Bassa) - Hospital Rural de Songo
Doação de mobília, construção de um bloco operacional, manutenção das infraestruturas e suporte à gestão de resíduos.

ÁGUA E SANEAMENTO

Melhorar o acesso público/comunitário à água potável e ao saneamento.

CULTURA:

Apoio e promoção das indústrias criativas: arte, literatura, música, dança e património nacional.

Apoio a:
• 4ª edição do Festival do Songo
• Festival Nacional de Cultura
• Ngoma Mozambique
• Biblioteca do Conselho Constitucional
• Feira do livro do Songo

DESPORTO:

Promoção de um estilo de vida activo e saudável

União Desportiva do Songo
Patrocínio exclusivo

Clube dos Desportos Chingale de Tete
Apoio monetário anual

Grupo Desportivo e Recreativo da Textáfrica de Chimoio
Fornecimento do equipamento desportivo

AJUDA DE EMERGÊNCIA

Reforçar os esforços e fortalecer a resiliência contra eventos climáticos extremos (inundações, secas, ciclones, terramotos, tsunamis, etc.).

Instituto Nacional de Gestão de Calamidades
Apoio às vítimas das cheias nas Províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

Província de Tete (distrito de Cahora Bassa) - Escola Primária de Maroeira
Doação de material de construção para reparos.