"Cahora Bassa, O Orgulho de Moçambique"
Em Novembro de 2017 – durante as celebrações do 10º Aniversário do anúncio da reversão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, S.A. (HCB) para Moçambique – tornou-se pública a pretensão de oferecer aos moçambicanos uma oportunidade de adquirir acções desta empresa, marcando asssim, um passo importante na materialização da frase “Cahora Bassa é Nossa”.
O Estado moçambicano é o accionista maioritário da HCB e o remanescente pertence à empresa portuguesa - Redes Energéticas Nacionais, S.A. (REN).
7,5% do capital social pertencente à HCB foi alocado para venda aos moçambicanos, sendo que, 2,5% está disponível através da primeira oferta, lançada no dia 20 de Maio de 2019.
Quer comprar uma ação?
Porque a HCB se alistou na Bolsa de Valores? A HCB quer que os moçambicanos tenham benefícios do sucesso da empresa
Ter uma acção da HCB possibilita aos investidores a beneficiarem-se do sucesso deste activo nacional chave, permitindo aos moçambicanos estarem verdadeiramente incluídos na economia nacional.
Baixe nosso FAQ
O mercado de capitais Moçambicano está em desenvolvimento Poucas empresas estão registadas e fazem negócios na Bolsa de Valores de Moçambique (BVM).
A listagem parcial da HCB como resultado da Oferta Pública de Venda (OPV) vai apoiar o crescimento do mercado de capitais do País.
Como investir no HCB
A venda de acções é uma fonte de financiamento para a HCB
Através da venda de acções a HCB cede parte da sua propriedade, em regime participativo, a investidores e paga dividendos, anualmente, sempre que possível. Esta é uma alternativa ao crédito e pagamento de juros, o que fortalece a capacidade financeira empresa.
Passos para comprar ações
HCB tem um plano de 10 anos para crescer, diversificar e investir no negócio
O dinheiro recebido através da venda de acções sera investido no CAPEX Vital, a próxima fase da expansão da HCB.
Veja a structura da HCB