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HIDROELECTRICIDADE

PROJECTOS DE ENGENHARIA DE CAHORA BASSA

COMPLEXO HIDROELÉCTRICO DE CAHORA BASSA

O Complexo Hidroeléctrico de Cahora Bassa, em operação desde 1975, comporta uma variedade de infraestruturas de engenharia que permite a produção, transporte e comercialização da energia. As infraestruturas da HCB comportam características e funções distintas, contudo, funcionando de forma integrada e agregada para responder ao desafio de produção de uma energia limpa fiável e de padrões internacionais.

A Barragem de Cahora Bassa, a Central Hidroeléctrica, a Subestação Conversora do Songo e Subestação de Matambo, as Linhas de Transporte HVDC, as Linhas de Transporte HVAC, jogam um papel preponderante no funcionamento do complexo hidroeléctrico de Cahora Bassa, sendo para tal manuseados observando os princípios internacionais para a operação de grandes barragens hidroeléctricas.

Intervém na operação e manutenção das infra-estruturas de produção hidroeléctrica, as mais variadas áreas da engenharia, nomeadamente, a Engenharia Mecânica, Hidráulica, Eléctrica, Electrónica, Civil, Ambiental, Informática, Química.

BARRAGEM DE CAHORA BASSA

A barragem está localizada num desfiladeiro estreito do rio, com encostas verticais no topo e forma em V na parte inferior.
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ESTATÍSTICAS-CHAVE

Área: 2900 km2

Comprimento Máximo: 270 km

Largura Máxima: 30 km

Capacidade: 52 km2

Espessura da fundação: 21.5 m

Capacidade máxima de descarga: 14.000 m3/s

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CENTRAL DE ENERGIA HIDROELÉCTRICA

A central é uma enorme caverna escavada na rocha, com 220m de comprimento, 29m de largura e 57m de altura, situada na margem sul do rio. É no interior desta caverna que estão instalados cinco grupo geradores, cada um destes é formado por uma turbina tipo Francis de 415MW. A rotação dos grupos geradores faz-se à velocidade nominal de 107,11 rpm, o que corresponde a frequência eléctrica de 50Hz usada na rede eléctrica moçambicana. 

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SUBESTAÇÃO CONVERSORA DO SONGO

Esta subestação comporta todo o equipamento destinado à conversão da corrente alternada, proveniente da central sul, em corrente contínua, que é injectada nas linhas de transporte HVDC. As pontes conversoras, em número de oito, são formadas por tanques de tirístores arrefecidas a óleo alimentadas através de transformadores apropriados.

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LINHAS DE TRANSMISSÃO HVDC

As subestações do Songo (em Moçambique) e de Apollo (na África do Sul) estão ligadas por duas linhas aéreas de transporte, monopolares, cobrindo uma distância de 1.400km, sendo 900km em território moçambicano, ao longo da fronteira com o Zimbabwe. As torres que suspendem os condutores são do tipo piramidal com altura normal de 49 metros, tendo sido implantadas cerca de 6.400 torres. 

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LINHAS DE TRANSMISSÃO HVDC E SUBESTAÇÃO DE MATAMBO

Para o fornecimento de energia ao Centro e Norte de Moçambique estão instaladas duas linhas de transporte de energia ligando a subestação do Songo à subestação de Matambo, próximo da cidade de Tete. Da subestação de Matambo sai, entre outras, uma linha de transporte que alimenta a subestação de Chibata, próximo da Cidade de Chimoio.

PROJECTOS DE ENGENHARIA

Com um foco firme na melhoria contínua e no fornecimento e transporte de energia fiável e de qualidade, a HCB tem como prioridade o desenvolvimento contínuo de Cahora Bassa. Tal inclui melhorar os níveis de desempenho (embora considerando factores ambientais), bem como implementar projectos de engenharia adicionais, com o fim de alcançar os objetivos estratégicos de negócio.

PROJECTOS ACTUAIS

CAPEX VITAL

A Empresa continua empenhada na implementação do CAPEX Vital 10 anos, actualmente estimado em cerca de 500 milhões de Euros, dos quais cerca de 290 milhões de Euros serão investidos na Subestação Conversora do Songo, considerado, em face do estado operacional dos equipamentos aí instalados..

REABILITAÇÃO DA SUBESTAÇÃO DO SONGO

    • Brownfield 2
    • Brownfield 3

O projecto Brownfield 2 (BF2), também designado de Pré-reabilitação da Subestação do Songo, consiste na reabilitação da Subestação do Songo como parte da preparação para o Projecto BF3.
A implementação deste projecto foi dividida em 6 pacotes: Pacote 1 - Aquisição de um transformador conversor de 400kV; Pacote 2 – Substituição de para-raios de 220kV CA; Pacote 3 – Reabilitação de 15 transformadores conversores; Pacote 4 – Substituição do Grupo Diesel de Emergência nº 2; Pacote 5 –Construção de uma oficina para a manutenção de válvulas conversoras; Pacote 6 – aquisição de sobressalentes para a reabilitação de 4500 cartas electrónicas. Este projecto está avaliado em cerca de 53 milhões de Euros.

O projecto Brownfield 3 diz respeito à reabilitação geral da Subestação do Songo. Em 2018, foi lançado o concurso internacional para contratação do Owner’s Engineer (OE) e efectuada a respectiva adjudicação em 2019. Em 2019 concluiu-se a negociação do contrato com o OE HATCH e iniciaram-se os estudos para a determinação do âmbito detalhado dos trabalhos a realizar. Em 2020, o OE trabalhou com a HCB e o Coordenador de Interface (Projectos RS2 e BF3), na definição detalhada do âmbito do projecto. O processo de contratação do EPC foi iniciado em 2020, prevendo-se o início do contrato para 2022. Devido à pandemia da COVID-19, o trabalho no âmbito
do processo de contratação do EPC, está a ser feito remotamente e pode impactar na visita ao local por parte dos licitantes.
Para 2021 prevê-se a contratação do empreiteiro para que os trabalhos iniciem em 2022. Este projecto está avaliado em 321 milhões de USD e será implementado em paralelo com o Projecto Reabsul 2.

REABILITAÇÃO DA SUBESTAÇÃO DE MATAMBO

Este projecto diz respeito à reabilitação da Subestação de Matambo. Em 2018, foi contratado o Owner’s Engineer (OE) ADC. Em 2019 foi lançado o concurso público para a contratação do empreiteiro, tendo sido efectuada a selecção.
Entretanto, o concurso foi cancelado em resultado da elaboração de um Due Diligence. Em 2020, a HCB procedeu com a actualização dos documentos de concurso, para o seu relançamento no primeiro trimestre de 2021.
Prevê-se a adjudicação ao EPC e o início das obras ainda em 2021 e a conclusão em 2022. Este projecto está avaliado em 5 milhões de USD.

REABILITAÇÃO DA CENTRAL SUL - 2

O projecto iniciou em 2018 e tem como objectivo principal a reabilitação dos grupos geradores da Central Hidroeléctrica. Em 2018, foi lançado o concurso internacional para contratação do Owner’s Engineer (OE) e efectuada a respectiva adjudicação. Em 2019 foram iniciados os estudos para a definição detalhada do âmbito do projecto.
No Quadro do concurso lançado em 2018, em 2020, foram seleccionadas três empresas para a segunda fase. Devido à pandemia da COVID-19, o trabalho no âmbito do processo de contratação do EPC, está a ser feito remotamente e pode impactar na visita ao local por parte dos licitantes. Ainda no quadro do projecto, deu-se seguimento aos estudos para a definição detalhada do âmbito do projecto iniciados em 2019, e foi lançado o concurso para a contratação do EPC (empreiteiro). Para 2021, prevê-se a contratação do empreiteiro para que as obras iniciem em 2022. Este projecto está avaliado em cerca de 207 milhões de USD.

ESTABILIZAÇÃO DO ENCONTRO DIREITO À JUSANTE DA BARRAGEM

A encosta sul, adjacente à barragem, apresenta um risco de queda de pedras, o que poderá causar perdas materiais e humanas e ainda, dificultar a saída de água da central hidroeléctrica sul. Assim, foi lançado o presente projecto, para o desenvolvimento de trabalhos de melhoria da encosta direita da barragem, de forma a evitar possíveis desmoronamentos.
Em 2019, foi lançado o concurso para a contratação do fiscal da obra. O processo de negociação com a contratada foi longo devido à pandemia da COVID-19. No terceiro trimestre de 2020, a HCB e o empreiteiro Razel concordaram com o contrato, estando previsto o início das obras para o primeiro trimestre de 2021.
Este projecto está avaliado em 11 milhões de USD.

PROJECTO DE REABILITAÇÃO DE ESTRADAS

O Projecto de Reabilitação de Estradas, Fase I, cujo objectivo é o de recuperar a transitabilidade em condições de segurança de pessoas, bens e equipamentos pesados para o sistema electroprodutor no Songo, tendo em conta as actividades correntes e os Projectos de grandes reabilitações da Central e da Subestação, teve início em 2018. Em 2019 foram desenvolvidos os trabalhos e em 2020 foi alcançado um dos seus maiores milestones, que foi o término da pavimentação da zona sul da Vila do Songo. Prevê-se o término do projecto no primeiro trimestre de 2021. Este projecto está avaliado em 2.000 milhões de MZN.