Skip to content

O ORGULHO DE MOÇAMBIQUE

hcb-back-landscape

MOÇAMBIQUE

O Orgulho de Moçambique: Conheça a Hidroeléctrica de Cahora Bassa

HIDROELECTRICIDADE

HIDROELECTRICIDADE

Empreendimento de Cahora Bassa e a modernização em curso

ourpeople2

SUSTENTABILIDADE

Veja a nossa certificação ISO 9001:2015 e OSHAS 18001:2007

NOSSOS COLABORADORES

DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL HUMANO

Cultivamos uma cultura de excelência organizacional

BEM-VINDO

Cahora Bassa é o mais proeminente empreendimento de geração de energia hidroeléctrica em Moçambique. É um dos maiores contribuintes do crescimento e desenvolvimento sócio-económico de Moçambique. A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) explora o potencial eléctrico da barragem de Cahora Bassa, através de uma gestão de excelência, operações eficientes e a aplicação rigorosa dos princípios de sustentabilidade e responsabilidade social. A HCB opera actualmente sob um contrato de concessão (concedido pelo Estado de Moçambique). Gere e opera os activos do sistema  electroprodutor de Cahora Bassa. Estes incluem a barragem, o sistema de transporte de energia HVDC e HVAC e as sub-estações do Songo e de Matambo

OS CINCO PILARES ESTRATÉGICOS DA HCB:

Eficiência Operacional

Continuar a melhorar e expandir a capacidade de produção, aprimorando os resultados financeiros, através de manutenção contínua, conformidade e análise dos riscos operacionais.

Negócios, Mercados e Clientes

Expandir estrategicamente e diversificar mercados, clientes e parcerias, ajudando a reduzir riscos técnicos, macroeconómicos e comerciais.

Gestão Corporativa, Riscos e Responsabilização

Melhorar os processos internos através de uma governação corporativa, mitigação de riscos e de prestação de contas, dando prioridade à optimização técnica, sustentabilidade e ao investimento social corporativo.

Desenvolvimento do Capital Humano

Realçar a inovação e a produtividade através da capacitação interna, partilha de conhecimento, desenvolvimento de competências e progressão de carreira num ambiente de meritocracia.

Rentabilidade

Maximizar o crescimento financeiro contínuo e sustentável, dando prioridade a oportunidades de negócios viáveis que compreendam os requisitos técnicos, económicos e financeiros.

INVISTA NA HCB

A HCB, ao se alistar na Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) e desponibilizar parte das suas acções a cidadãos moçambicanos, empresas e instituições nacionais, pretende partilhar com todos os moçambicanos, os benefícios da sua reversão para o País. O registo da HCB na BVM aumenta a transparência na gestão da empresa, pois passa a estar sob maior escrutínio do público, o que é bom para a sua gestão e respeita as boas práticas internacionais de governação corporativa.

Descubra mais sobre as nossas operações

DADOS HIDROLÓGICOS 30 de Junho de 2020

Cota (m)

324.02

Caudal Afluente (m³ /s)

1127,7

Caudal Efluente (m³ / s)

1710,9

Humidade (%)

82.0

Temperatura máxima (ºC)

22.0

Temperatura minima (ºC)

16.0

Precipitação (mm)

0,0