É preciso antes referir que, a HCB é dos maiores produtores independentes de energia da SADC. Com a excepção dos projectos em carteira e em curso, o empreendimento hidroeléctrico de Cahora Bassa é a maior barragem hidroeléctrica da região em termos de capacidade de produção. Seja dito de passagem que em África, a barragem de Cahora Bassa só perde para a Aswam, uma barragem situada no Egipto, com capacidade ligeiramente acima da nossa.
Entretanto, o nosso posicionamento só poderá melhorar a partir da introdução de programas de manutenção e operação adequados às melhores práticas internacionais, ao mesmo tempo que se realizam investimentos na modernização do parque de equipamentos, por forma a substituir aqueles que podem trazer obstáculos na sua operação, bem como a introdução de outros tecnologicamente mais avançados.
A modernização dos equipamentos é uma questão vital para o contínuo funcionamento do empreendimento, pois este é um asset estratégico não só para o país, mas também para a região. Cahora Bassa fornece energia directamente para Moçambique, África do Sul e para o Zimbabwe, chega ainda, indirectamente, a outros países da SADC através da SAPP.
Share This On :