Skip to content

Estrutura de Gestão da Sociedade

Na estrutura de governação corporativa da HCB estão incorporados três órgãos sociais, a saber: A assembleia geral, o conselho de administração e o conselho fiscal. Os membros destes três órgãos são eleitos em sessão da assembleia geral e reeleitos uma ou mais vezes.

A Assembleia Geral (AG) é dirigida por um presidente da mesa e três vogais indicados pelos accionistas Estado Moçambique e REN. A AG é o órgão máximo de deliberação da empresa. Compõem este órgão todos os accionistas, tanto da série A como o da série B. Este detém o direito de voto em todas as matérias que são remetidas a esta instância.

O Conselho de Administração, composto por um presidente do conselho de administração e os respectivos membros do conselho de administração, um dos quais indicado pelo accionista REN. Contudo, qualquer accionista ou grupo de accionistas titulares de pelo menos 5% (cinco por cento) do capital social da sociedade, tem direito de nomear um membro não-executivo do Conselho de Administração. Para a gestão diária da empresa é designada uma comissão executiva composta por um presidente e quatro administradores executivos.

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização do negócio e contas da sociedade, para além de verificar todos os actos da administração da sociedade e outras tarefas. É composto por um presidente e dois vogais, um dos quais indicados pelo accionista REN.

Share This On :