Skip to content

Moçambique apresenta um Potencial Renovável total de mais de 23.000 GW

A energia solar é a fonte renovável mais abundante em Moçambique, com 23.000 GW de potencial no entanto, a hídrica é a fonte que apresenta mais projectos prioritários (mais de 5,6 GW), pois os projectos hidroeléctricos são os que apresentam menor custo com destaque para as novas grandes centrais do Zambeze: Lupata, Mpanda, Nkuwa, Boroma e Chemba.

Adicionalmente, foi identificado um conjunto vasto de projectos de média dimensão com custos muito competitivos em rios como o Revue, Búzi, Pungué, Luenha, Revuboe, Licungo, Lúrio, Lugenda, Messalo, Lucheringo, entre outros.

A fonte mais competitiva após a hídrica é a energia eólica, com especial enfoque no sul do país. Contudo, vários outros locais ao longo do território oferecem também condições para o desenvolvimento de projectos a preços razoáveis.
Os projectos a partir da biomassa apresentam maiores custos, mas elevados benefícios e potencial de geração de emprego.
Os projectos solares apesar do seu maior custo, apresentam uma elevada rapidez de implementação e custos razoáveis caso se consiga obter soluções de financiamento adequadas.
Finalmente a geotermia que, apesar de maior risco e custo, oferece a possibilidade de apoiar a qualidade de energia e electrificação na província do Niassa.

Share This On :