Alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente que hoje (05.06) se assinala sob o lema “Restauração da Terra, na Desertificação e na Resiliência à Seca”, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, S.A, realizou um Webinar interno, com o objectivo de reflectir de forma colectiva sobre como a HCB e seus colaboradores podem contribuir para a protecção do meio ambiente a partir das suas actividades diárias, profissionais e particulares.
“A HCB é uma empresa ambientalmente responsável, razão pela qual esta data tem um significado importante para nós, pois a nossa actividade de gerar energia limpa requer a utilização de uma matéria-prima natural e reciclável, que é a água. Infelizmente, temos estado a sentir a seca em toda a bacia do nosso grande rio Zambeze”, disse o Administrador Nilton Trindade nas breves notas introdutórias. Referiu ainda que o restauro da natureza e dos seus ecossistemas era fundamental e que se cada um dos colaboradores, não só no Songo, ou na HCB, mas se todos fizessem a sua parte poder-se-ia, de alguma forma, minimizar os impactos nefastos ao meio ambiente.
No decorrer do Webinar, foram lançadas algumas iniciativas, nomeadamente, Concurso “Melhor Horta HCB 2024”, e campanha de Limpeza da Vila do Songo.
Ainda no âmbito das comemorações do 05 de Junho, a HCB vai realizar palestras nas instituições de ensino da Vila do Songo (Escola Primária Bairro da Unidade e no Instituto Superior Politécnico do Songo), e debates radiofónicos com os alunos da Escola da HCB na Rádio Comunitária de Cahora Bassa.
Hidroeléctrica de Cahora Bassa, SA, ciente da sua responsabilidade social e ambiental e, da sua missão de explorar com excelência o empreendimento de Cahora Bassa e contribuir para a expansão do aproveitamento do potencial energético do País, assume o compromisso da protecção do ambiente e da gestão sustentável, em toda a esfera das suas actividades, serviços e produtos. Esse objectivo é alcançado através de práticas correctas de gestão ambiental apoiada na sua Política de Gestão Ambiental que se orienta nos seguintes princípios:
- Cumprir com as obrigações de conformidade e adoptar boas práticas nacionais e internacionais de gestão ambiental na operação do complexo electroprodutor e no desenvolvimento de novos projectos;
- Melhorar continuamente o Desempenho do Sistema de Gestão Ambiental através da definição de objectivos, metas e a implementação de tecnologias limpas e amigas do ambiente;
- Reduzir a pegada ecológica da empresa, através de soluções sustentáveis considerando a perspectiva de ciclo de vida;
- Prevenir a poluição e promover o uso sustentável dos recursos naturais, adoptar medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas bem como a proteção da biodiversidade;
- Avaliar os impactos sócio ambientais das actividades e implementar planos de resposta à emergências baseados na análise de riscos;
- Estabelecer diálogo e mecanismos de comunicação estruturados com os colaboradores, as comunidades locais e outras partes interessadas, como suporte a tomada de decisões sustentáveis.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pelas Nações Unidas, em 1972, em Estocolmo, com o objectivo principal de chamar atenção da sociedade para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Share This On :