Skip to content

The Banker premeia a OPV da HCB

OPV da HCB distinguida com prémio internacional

Deal of the Year – Equity Winner 2020

 

A operação da Oferta Pública de Venda (OPV) de 4.0% das acções da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), S.A., realizada em Julho de 2019, inteiramente dedicada a cidadãos, empresas e instituições moçambicanos, foi distinguida pela revista internacional The Banker, edição de Maio de 2020, com o prestigiado prémio de Deal of the Year 2020 – Equity Winner Africa.

O prémio foi atribuído em reconhecimento do seu sucesso nos resultados alcançados “não só o tamanho da transação representou um desafio, mas também o facto de numa economia em que uma grande quantidade da população ainda não é bancarizada, alcançar o investidor comum foi um grande obstáculo”, anunciou a The Banker.

A The Banker referiu que a transacção é um grande marco para o País, pois este nunca havia testemunhado antes uma OPV desta escala, tendo o número de investidores registado na Bolsa de Valores de Moçambique quase triplicado ao passar de menos de 8.000 para aproximadamente 23.000 após a transacção.

A revista destacou também o facto de mais de um terço das ordens de subscrição terem sido realizadas através da utilização de canais remotos, como o celular sem a necessidade de internet, especialmente desenvolvidos para assegurar o alcance e a inclusão da operação.

A The Banker é uma publicação do Grupo Financial Times que fornece informação de inteligência econômica e financeira para o sector financeiro mundial. Está a operar no mercado desde 1926, apresentando relatórios objetivos e incisivos com informação bancária mantendo uma reputação de precisão, autoridade e integridade.

Esta é a segunda vez que a OPV da HCB é galardoada com um prémio de reconhecimento internacional, depois de ter sido distinguida com o prémio de Special Recognition Award da DealMakers África, em Março do corrente ano.

Share This On :